domingo, 18 de março de 2012

Os quatro elementos

Os quatro elementos em Astrologia, representam diferentes formas de expressão dessa energia e são os construtores invisíveis das estruturas da vida.
Cada elemento é, portanto, um tipo básico de consciência ou atividade que opera em cada indivíduo. Cada pessoa responde a essa influência de um modo particular, conforme o modelo básico que corresponde ao seu mapa natal.
 


O elemento fogo traz a iniciativa, o entusiasmo e a expressividade. Elemento da natureza que simboliza o poder regenerador, a purificação, a destruição necessária para o renascimento. Relaciona-se ao sol e à luz. Representa a força masculina.

 

 

 

O elemento água confere a sensibilidade, a emotividade e a empatia. A água tida como símbolo da força feminina e da emoção, associada à fertilidade e à vida. No aspecto negativo, a água simboliza a destruição.
 

 

 

O elemento ar traz o pensamento racional, a intelectualidade e a sociabilidade. Elemento da natureza que simboliza a mutação constante e o movimento. Representa a força masculina, está relacionado ao pensamento e à comunicação.

 

 

 

 

 

O elemento terra traz a estabilidade, a praticidade e o contato com a realidade. É o oposto do céu e está associado à força feminina e a tudo o que é misterioso. Representa o concreto, o real, fonte dos alimentos e da vida.


 

O taro e os elementos
Aleister Crowley, em “o Livro de thoth”, associa os quatro elementos aos quatro naipes do tarot e aos quatro tipos de cartas da corte, chamadas por ele de Cavaleiro, Rainha, Príncipe e Princesa. Os quatro naipes são nomeados como se segue: bastões, atribuídos ao fogo; Copas, à água; Espadas, ao ar; e Ouros (Discos ou pantáculos), à terra.
As cartas da corte representam os próprios elementos, cada elemento dividido em quatro sub-elementos.
Cavaleiro de Bastões fogo do fogo
Rainha de Bastões água do fogo
Príncipe de Bastões ar do fogo
Princesa de Bastões terra do fogo

Cavaleiro de Copas fogo da água
Rainha de Copas água da água
Príncipe de Copas ar da água
Princesa de Copas terra da água

Cavaleiro de Espadas fogo do ar
Rainha de Espadas água do ar
Príncipe de Espadas ar do ar
Princesa de Espadas terra do ar

Cavaleiro de Ouros fogo da terra
Rainha de Ouros água da terra
Príncipe de Ouros ar da terra
Princesa de Ouros terra da terra


Compatibilidade dos elementos


Fogo e Fogo
Excitação e impulso, pouca prática e desconsiderações entre si.
Fogo e Ar
Eles preenchem exatamente o que muitas vezes falta nos signos de ar, uma certa vivacidade, deixar as coisas, arriscarem mais sem pensar tanto.
É uma relação rica, pois ambos sabem completar as lacunas existentes de cada um, o que pode acontecer é que o ar pode exigir uma certa paciência pela sua inconstância, e paciência é algo que o fogo carece, já que a vontade dos nativos de fogo é na hora e depois, já não será a mesma coisa, já será tempo perdido.
Ambos tem que aprender a respeitar as manias um do outro para viverem em harmonia, já que o fogo tende a ser muito autoritário e o ar um rebelde as autoridades.
Fogo e Água
Combinados com os signos de Água, que são Câncer, Escorpião e Peixes, os signos de fogo se sentem bem a vontade, ambos são levados pela emoção e gostam de vivenciar as coisas, os dois elementos representam a vida.
Os signos de água são muito sensíveis, podem não gostar da agressividade natural do fogo, e ao mesmo tempo podem ensina-los a serem mais flexíveis sem necessitar da agressividade, em conseguir as coisas sem precisar opor suas vontades.
Os signos de água tendem a mexer com o psicológico mais íntimo dos signos de fogo, por isso acaba rolando uma atração muito grande dos de fogo para os de água, quando unidos por um mesmo objetivo, parecem invencíveis.
Se ambos souberem lidar com as mudanças que cada um pode proporcionar nas suas vidas, podem se dar muito bem em tudo.
Fogo e Terra
Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) tem muito a ensinar os signos de fogo, principalmente no quesito pés no chão, a serem mais humildes nos seus desejos e mais determinados nos seus objetivos.
Em geral, o intelecto dos signos de Terra é muito atrativo para os signos de fogo, então eles respeitam muito os signos de terra por isso, são como os mestres do zodíaco para eles, fazem eles ver o mundo de forma mais abstrata, de um jeito mais científico.
Porém a impulsividade dos signos de fogo pode incomodar a Terra, que gostam de pessoas estrategistas.


Ar e Ar
Muita conversa e pouca prática.
Ar e Água
Rola uma química emocional muito forte entre eles, as calmas águas se sentem agitadas com a passagem dos signos de ar, a tal paixão avassaladora não precisa ser exatamente um romance, pode ser um amizade, mexe muito com os nativos de água, que vão se sentir maravilhados pelos nativos de ar.
O problema deles juntos estão na extrema inconstância pode resultar em ressentimentos. Ar não aguenta as carências e as emoções da Água, ela se ressente da insensibilidade dele.
Ar e Terra
Os signos de terra são extremamente atraentes intelectualmente para os signos de ar, são um ótimo exemplo para os nativos de ar, disciplinados, controlados, sabem a hora da diversão e a hora de falar sério, e melhor do que isso, os signos de ar se sentirão aquecidos pela mania dos signos de terra serem prestativos com as vontades do parceiro, o problema só é que para tais coisas acontecerem os nativos de terra necessitam de estabilidade, como uma certeza que aquilo tudo valerá apena, também tendem a desconfiar da paixão repentina e avassaladora que os signos de ar sentem.
Ambos se completam nesse quesito, mas por outro lado podem carecer de arriscar mais, quando os nativos de ar literalmente buscarem outros ares tendem a irritar os nativos de terra, e a extrema disciplina dos signos de terra com seus compromissos pode fazer o signos de ar, embora admirem isso, se sentirem sempre em segundo plano na vida dessas pessoas.
Ambos têm que saber ceder de certas coisas, como liberdade (ar) e extremo compromisso com as coisas (terra) para poderem curtir mais um o outro.


Terra e Terra
Muito materialismo e inércia. Suspeitam um do outro.
Terra e Água
Com os signos de Água, (câncer, escorpião e peixes) a união é literalmente produtiva, frutífera, como literalmente a água regando a terra, ambos ensinam muito um e o outro a verem a vida de pontos de vistas opostos, terra tendem a dar estabilidade para os instáveis de água, ensinam eles a organizarem mais sua vida e a trabalharem e lutarem pelos seus objetivos.
A água faz da terra aprender a se entregar aos sentimentos, se tornam mais soltos, mais vivos, tiram a melancolia da terra, e tendem a ensinar que podemos sentir mas não ver, que não podemos controlar mas podemos aproveitar.
Essa é sem dúvidas a melhor combinação para a terra, que nunca mais será o mesmo depois dessa união (e vice-versa).


Água e Água
Excesso de emoção, irrealidade.
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...